domingo, 13 de setembro de 2009

Paulo Freire e Antonio Gramsci - Aproximação Possível


PAULO FREIRE E ANTONIO GRAMSCI OU A FILOSOFIA DA PRAXIS NA AÇÃO PEDAGÓGICA

Peri Mesquida – Mestrado em Educação – PUCPR
Silvana Regina O. Rossete – Mestranda em educação – PUCPR
Geralda de Fátima Paschoal – Mestranda em educação – PUCPR.

Resumo
Durante sua permanência no Chile (1964 – 1969), Paulo Freire se reencontrou com o materialismo dialético e histórico e aprofundou as leituras das obras de Karl Marx e Friederich Engels. No entanto, entre os autores marxistas com os quais entrou em contato quem mais o impressionou foi Antonio Gramsci (1893 – 1937). Iremos, pois, nesta comunicação, aproximar conceitos de Gramsci com outros de Paulo Freire (1921 – 1997), à luz, no caso de Freire, da obra intitulada “Pedagogia do Oprimido” e, no que diz respeito a Gramsci, usaremos os “Quaderni del carcere”, edição de 1975. Freire começou a refletir sobre a educação e a colocar em prática suas idéias pedagógicas a partir, em especial, da metade da década de 1950, enquanto Gramsci, italiano, desenvolveu sua obra política, sociológica e filosófica, em particular, de 1916 a 1937. Freire centrou sua atenção sobre aqueles que ele chamava de “oprimidos” do capitalismo periférico, isto é, sobre aqueles a quem a
“palavra havia sido negada”; Gramsci centrou sua reflexão e sua ação, particularmente, sobre os operários italianos e sobre os que sofriam a opressão facista na Itália. Tanto em um caso quanto no outro, tratava-se do Estado utilizando continuamente a força (coerção) e às vezes a persuasão (formação da mentalidade) para exercitar o poder de maneira a não ter qualquer tipo de oposição; Freire buscou em autores, sobretudo europeus, mas também norte-americanos (Horace Mann, J. Dewey), as idéias que poderiam lhe oferecer elementos teóricos sólidos para construir um “edifício’ epistemológico capaz dar sustentação a uma teoria da educação que tivesse condições de nutrir uma prática pedagógica libertadora; Gramsci buscou as categorias filosóficas e sociológicas que serviram de base para sua reflexão e sua ação, particularmente em Karl Marx, F. Engels, e Lênin.
Palavras-chave: educação, filosofia da práxis, pedagogia, libertação.

Texto apresentado no EDUCERE/2006/PUCPR. Disponível em http://www.pucpr.br/

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